segunda-feira, 8 de junho de 2009

Para eles!

quero os amigos que tenho na cabeça
os que tenho em mente_________nunca conhecer pessoalmente
e não vão ter defeitos_________os meus amigos de nunca mais
os meus amigos são Simão que vende seguros e por isso usa óculos só para os poder partir
são Jaime que tem um snack bar que dá prejuízo
são Abu que é indiano e que está na minha cabeça só para provar que sou _________ multicultural_________e tirando isso o Abu cala-se
______________________________________[o Abu canha-se

e são eles aqueles que eu gostava de levar para a cova para os apresentar à Nossa Senhora
e são eles aqueles com quem jogo cartas sem me preocupar com a morada certa
e desabafo com eles como quem tem falta de ar
e converso com eles nos intervalos das discussões
que o resto do tempo fica para discutir quem é mais meu amigo
amigo meu mais
meu mais amigo
e fazem concursos para ver quem me lava melhor os pés
quem me coça melhor as costas
quem me dá o abraço mais apertado e sexual sem chegar ao ponto do desconforto de ter vontade de o beijar

e tenho tantas saudades deles
inventei as saudades que lhes tinha e pedi que chorassem muito
e eles choraram o dobro de muito_________que é para cima de um lago onde vamos nadar os quatro
o choro deles_________quando se juntam_________é do tamanho da água de [que precisa o veleiro de onde partimos à aventura
e_________ao partir a aventura_________dividi-a pelos três
e agora estão ciumentos porque não dá conta certa
e disputam a amizade como um jovem lobo que aprende a caçar
e eu dou-me todo por não ter a quem mais dar
e converso-lhes as palavras todas porque eles não existem
e digo-me os elogios todos porque eles não me podem ver
e canto-me as canções mais doces porque voz não sabeis
não sabes
não estás cá
não estão cá
antes estivessem
se cá estivessem era melhor
não estando tenho de me contentar com os homens e mulheres que estão ao meu lado e que eu não inventei
e cada vez tenho mais saudades deles procuro alguém parecido mas não encontro
e quando encontro não gosto porque me apaixono pelas pessoas que são o contrário do que a minha imaginação prefere
e o Jaime_________o Simão e o Abu levaram a mal e foram passar férias para a cabeça de outra pessoa e nem um recado
[deixaram
e se calhar não voltam
e se calhar não quero
e a cabeça já não tem inquilinos
e os que há estão à minha volta
mesmo à minha volta
mesmo de verdade
com caras que não me são familiares e personalidades defeituosas que eu julgo como quem beija
a cabeça levo-a leve_________mas o coração bate mais forte
mais pesado
pudera _________tem gente lá dentro

(João Negreiros in luto lento, amigos de longo data do dia que não acaba)

Quero dedicar este poema belíssimo do João Negreiros, ao meu grande amigo Ricardo A. e ao meu mais que tudo Ricardo G., eles vão perceber porquê!

1 comentário:

Luísa disse...

Também queria que
Soubesses tu um dia
Quem mora cá dentro...

A maior parte das vezes moro rodeada de gente
Outras, não com tanta gente assim!
Mas, verdade verdadinha?Quem me dera um minuto só para mim...

Beijinho terno para ti, e um olhardeperto para os teus R´s.Olhem muito bem por este farol...