domingo, 30 de setembro de 2007

À espera...

Imagem: Pedro Moreira em www.olhares.com

O meu mundo tem estado à tua espera; mas
não há flores nas jarras, nem velas sobre a mesa,
nem retratos escondidos no fundo das gavetas. Sei

que um poema se escreveria entre nós os dois, mas
não comprei o vinho, não mudei os lençóis,
não perfumei o decote do vestido.

Se ouço falar de ti, comove-me o teu nome
(mas nem pensar em suspirá-lo ao teu ouvido);
se me dizem que vens, o corpo é uma fogueira -
estalam-me brasas no peito, desvairadas, e respiro
com a violência de um incêndio; mas parto
antes de saber como seria. Não me perguntes

porque se mata o sol na lâmina dos dias
e o meu mundo continua à tua espera:
houve sempre coisas de esguelha nas paisagens
e amores imperfeitos - Deus tem as mãos grandes.

(Maria do Rosário Pedreira - O canto do vento nos ciprestes, 2002)

5 comentários:

jg disse...

Nesta foto magnífica, acedo que o vermelho, afinal, tem alguma utilidade.
Vimaranense de gema e dragão de signo. Aposto que não será só zodiacal.

lupuscanissignatus disse...

Soberbo.

Obrigado pelo post. Não conhecia a poetisa.

"Não me perguntes/
porque se mata o sol na lâmina dos dias."

Magnífico.

Dalaila disse...

Olá JG!

Vermelho, é uma cor linda... às vezes é mal empregue, estragam!!

Zodiacal? Só? Não, antes de o ser já o era...

Dalaila disse...

Olá Lupussignatus!

essa frase também me tocou e muito, a Maria do Rosário tem uma poesia muito própria, muito densa, quente.

Gosto muito! E aconselho vivamente.

Boa semana, com poesia.

Dalaila disse...

Olá JG!

Quem tem essa percepção, que tiveste, só pode ter bom gosto, na cor...!